Em nota de esclarecimento, a Secretaria de Estado de Saúde informa que há pessoas desconhecidas realizando falsas vistorias em nome da Secretaria de Estado de Saúde e da Vigilância Sanitária Estadual. De acordo com o órgão, o Estado não realiza vistorias por carta ou e-mail e não solicita documentação dos estabelecimentos por estes meios. O órgão não mencionou em quais cidades do Estado este golpe estaria acontecendo.
"Quando o Estado solicita documentação de um estabelecimento, a documentação é recebida após protocolo realizado nos Escritórios Regionais de Saúde. Os fiscais sanitários do Estado são identificados por crachás, conduzidos por carro oficial e as nomeações dos fiscais são publicadas em Diário Oficial. Quando um estabelecimento recebe documentação da Vigilância Estadual, é entregue em mãos com a presença do Agente Fiscal Sanitário ou por carta registrada", aponta o documento.
A Secretaria informou que os casos identificados de vistoria por falsos fiscais já estão sob investigação policial.A Secretaria alerta que em caso de dúvida ou suspeita e denúncia o telefone de contato para esclarecimento é (65) 3613-5378.