A mudança no sistema utilizado pelo Sine (Sistema Nacional de Empregos) tem deixado o atendimento ao público mais lento, o que tem gerado reclamação. De acordo com a coordenadora da unidade, Maria Dirce, o sistema implantado no último dia 22, ainda está em fase de teste e passa pelo acompanhamento de uma equipe de Cuiabá, em suporte técnico.
A mudança está sendo feita em várias unidades do Sine e, segundo a coordenadora, não há previsão para que ocorra a normalização. “Tudo que é novo requer aperfeiçoamento então o trabalhador deverá ter um pouco de paciência”, destacou Maria, através da assessoria.
Como está em fase de implantação, ainda não está sendo feito cadastro de trabalhadores e, segundo a coordenadora, há também dificuldade nos processos do seguro desemprego. O novo sistema, a exemplo do anterior, é interligado com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Por enquanto, a conexão da unidade altaflorestense é direta com a central em Cuiabá, o que tem resultado em quedas freqüentes de conexão, atrasando os trabalhos, já que, para dar entrada a um processo e receber o seguro desemprego, o Sine precisa de pelo menos uma hora.
Apesar das dificuldades, a unidade mantém o atendimento ao público entre 7h e 13h.