PUBLICIDADE

Cidade do Nortão deve ter “unidade prisional de respeito”

PUBLICIDADE

Uma proposta de construção de uma “Unidade de Respeito” na comarca de Tapurah (150 km de Sinop) foi apresentada pelo secretário-adjunto de Justiça, tenente-coronel PM Wilquerson Felizardo Sandes, em reunião com o prefeito Milton Geller, o promotor de justiça de Tapurah e Fábio Paulo da Costa Latorroca. A construção da unidade prisional atende uma das metas da 4ª Política do Plano de Modernização do Sistema Penitenciário que tem como tema “Espaço físico adequado na prisão”.

O secretário-adjunto expôs às autoridades o projeto da unidade prisional, elaborado com base no modelo utilizado no Estado de Goiás, que exportou a ideia da Europa. A proposta da “Unidade de Respeito” visa abrigar reeducandos provisórios ou condenados que cometeram crimes de pequeno potencial ofensivo, como Maria de Penha, pensão alimentícia, pequenos furtos, entre outros. O objetivo da unidade é preparar o reeducando para reinserção social por meio de atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes.

A intenção da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é desenvolver um projeto que comporte 60 reeducandos. O município de Tapurah foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto piloto por não possuir em sua comarca nenhuma unidade prisional para atender a demanda da região.

“Os representantes de Tapurah aceitaram o desafio e irão ceder um terreno no município para a construção da unidade”, disse o tenente-coronel PM Wilquerson. A Sejusp irá elaborar o projeto conceitual e arquitetônico da unidade e no dia 14 de dezembro uma comissão técnica seguirá para Tapurah para conhecer o terreno cedido e iniciar os trabalhos. Não foi informado o valor a ser investido.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE