Uma proposta de construção de uma “Unidade de Respeito” na comarca de Tapurah (150 km de Sinop) foi apresentada pelo secretário-adjunto de Justiça, tenente-coronel PM Wilquerson Felizardo Sandes, em reunião com o prefeito Milton Geller, o promotor de justiça de Tapurah e Fábio Paulo da Costa Latorroca. A construção da unidade prisional atende uma das metas da 4ª Política do Plano de Modernização do Sistema Penitenciário que tem como tema “Espaço físico adequado na prisão”.
O secretário-adjunto expôs às autoridades o projeto da unidade prisional, elaborado com base no modelo utilizado no Estado de Goiás, que exportou a ideia da Europa. A proposta da “Unidade de Respeito” visa abrigar reeducandos provisórios ou condenados que cometeram crimes de pequeno potencial ofensivo, como Maria de Penha, pensão alimentícia, pequenos furtos, entre outros. O objetivo da unidade é preparar o reeducando para reinserção social por meio de atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes.
A intenção da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é desenvolver um projeto que comporte 60 reeducandos. O município de Tapurah foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto piloto por não possuir em sua comarca nenhuma unidade prisional para atender a demanda da região.
“Os representantes de Tapurah aceitaram o desafio e irão ceder um terreno no município para a construção da unidade”, disse o tenente-coronel PM Wilquerson. A Sejusp irá elaborar o projeto conceitual e arquitetônico da unidade e no dia 14 de dezembro uma comissão técnica seguirá para Tapurah para conhecer o terreno cedido e iniciar os trabalhos. Não foi informado o valor a ser investido.