Em Sinop, maior cidade do Norte de Mato Grosso, pouco mais de duas mil famílias são beneficiadas pela Bolsa Família, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ao todo, são 2.043 assistidos pelo programa de transferência de renda criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.
A cidade está entre as mato-grossenses que já conseguiram efetuar o cadastramento no mínimo de 20% do acompanhamento da Saúde dos beneficiados pelo Bolsa Família e não correm o risco de perderem recursos do programa. De acordo com a CNM, até agora 794 (38%) famílias foram encontradas para acompanhamento dos dados. A administração municipal que não cumprir o mínimo estabelecido pela lei ficará sem receber o IGD Saúde por seis meses.
Além de Sinop, Alta Floresta também ultrapassou o percentual mínimo estabelecido. No município são 3.107 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e, até o momento, 1.657 acompanhadas, o que corresponde a uma cobertura de 53,3%. Entre as cidades do Nortão onde o patamar mínimo também já foi ultrapassado estão Cláudia (46%) e Colíder (47,6%), por exemplo.
Em Mato Grosso o maior número de famílias que recebem recursos do programa federal está em Cuiabá: são 20.734 beneficiados. Em Várzea Grande, onde está o segundo maior total de famílias assistidas, são 13.042 mil.
Os municípios que ainda não cadastraram o mínimo de 20% do acompanhamento da Saúde dos beneficiados pelo Bolsa Família devem fazê-lo até dia 31 de dezembro.