A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apreendeu ontem, no rio Lira, próximo a Sorriso, duas gaiolas, que são colocadas em barrancos de rio e são utilizadas para captura predatória de peixes. A apreensão foi feita após uma denúncia anônima. De acordo com o gerente da Sema em Sinop, Luiz Antônio Callegari, não houve prisões.
No final de semana, fiscalização realizada no rio Teles Pires apreendeu um tratador mecânico e seis redes. Estes produtos serão destruídos. A proibição da pesca e utilização destes apetrechos são proibidos devido a época de piracema, período em que os peixes se reproduzem. É permitida apenas a pesca de subsistência. As fiscalizações continuarão até o dia 28 de fevereiro sempre com auxílio das Polícia Militar ou Ambiental.
A piracema é um processo natural que ocorre em ciclos anuais e consiste na migração das espécies reofílicas rumo à cabeceira dos rios, buscando alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento, principalmente das larvas e dos ovos. A desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras, dependendo das condições naturais locais – alto nível de água do rio e águas oxigenadas e turvas que atendem à necessidade de desenvolvimento e proteção (amparo) contra a predação.