A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, realiza no período de 09 a 11 de novembro de 2010, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT), a Oficina de Avaliação das Ações de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo é apresentar os resultados e discutir o processo de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde realizado pelos Escritórios Regionais de Saúde, apresentar o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária (SIMAP) e a proposta de Roteiro para o Monitoramento e Análise dos indicadores prioritários do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e do Pacto pela Vida.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa "o fortalecimento da Atenção Primária em Mato Grosso, expresso pela significativa expansão da estratégia Saúde da Família, cuja cobertura no Estado é de cerca de 67%, têm exigido constantes esforços no sentido de dirigir ações, iniciativas e projetos ao aperfeiçoamento de sua qualidade. Nesse sentido, os processos de Monitoramento e Avaliação tornam-se ferramentas indispensáveis na identificação de problemas e dos horizontes a serem conquistados".
O Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF) em sua primeira fase iniciada em 2005 teve como principal objetivo promover, junto aos Estados, a institucionalização do monitoramento e avaliação da atenção primária à saúde, em especial, da estratégia saúde da família.
Neste contexto, Mato Grosso, através do Núcleo Estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária, elaborou o Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica (M&A da AB).
O plano estabelece diversos projetos estratégicos, dentre eles, a necessidade de adequação do instrumento e do processo de acompanhamento da atenção primária nas equipes de saúde da família.
"Para responder a essa necessidade, a Coordenadoria de Atenção Primária, contando com o apoio dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), instituiu o Instrumento de Monitoramento e Avaliação da Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária em Mato Grosso, que será avaliado nesta oficina, bem como os resultados obtidos no ano de 2009, a partir da análise das informações resultantes da sua aplicação.O instrumento está subdividido em Saúde da Família e Saúde Bucal e foi discutido em dois momentos distintos", lembrou Regina Paula .
A parte que se refere às equipes de Saúde da Família foi apresentada em uma oficina realizada em Cuiabá nos dias 5, 6 e 7 de maio/2009. A partir dessa discussão foi estabelecida a versão do instrumento que foi utilizada pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) no processo de monitoramento e avaliação da atenção primária dos municípios.
A parte da Saúde Bucal foi apresentada aos técnicos dos ERS em oficina realizada nos dias 21, 22 e 23 de julho/2009 em Cuiabá. Não houve alterações e a mesma versão está sendo utilizada desde então.
Esse novo arranjo metodológico visa transformar o processo de supervisão das equipes, num momento de construção de saberes e pactuação de ações necessárias para a melhoria da qualidade das ações ofertadas na atenção primária.
"É possível concluir que a partir dos resultados obtidos nos processos de Monitoração e Avaliação, identificam-se avanços, distorções e problemas na implementação dos princípios e diretrizes da estratégia, ao tempo que apóiam os processos de decisão nas esferas de gestão do SUS e permite o enfrentamento dos problemas, contribuin¬do para o crescimento e sustentabilidade da Estratégia Saúde da Família no Estado", finalizou a Coordenadora.