Da votação nos 26 Estados, e mais o Distrito Federal, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) conseguiu sair com a vitória em 16. José Serra (PSDB) foi o vencedor nos outros 11 Estados. Nos dois principais colégios eleitorais do país, Serra ganhou em São Paulo e, Dilma, em Minas Gerais.
Dilma ficou com a preferência dos eleitores no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins (região Norte) e reinou no Nordeste onde sua vantagem foi muito expressiva – Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Rio de Janeiro.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (região Sul) a maioria dos eleitores preferiu o tucano. O mesmo aconteceu em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (região Centro-Oeste). Desta região, apenas o Distrito Federal destoou do restante dos estados com Dilma vencendo. Serra ainda venceu no Espírito Santo, Acre, Rondônia e Roraima.
Na totalização por regiões, Dilma venceu no Norte, Nordeste e Sudeste (apesar da derrota em São Paulo) e Serra ficou com a vitória no Sul e Centro-Oeste.