PUBLICIDADE

Censo: recontagem de moradores não é descartada em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A prefeitura buscou identificar pessoas que não recenseadas pelo IBGE nos últimos meses, para o censo 2010. A iniciativa foi tomada após serem apresentados dados que apontavam de possível redução no número de habitantes. O balanço apontava que a contagem estava quase concluída, a cidade tem 48.617 habitantes, sendo 94,56 % do estimado em 2009 (51.414). No relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística constavam 205 domicílios fechados, ou seja, havia evidências de pessoas residindo mas não foram localizados para responderem as entrevistas. Outros 1.817 estariam vagos. A prefeitura solicitou do IBGE uma lista com os endereços vagos ou fechados e colocou em campo agentes de vigilância e agentes de saúde.

Durante dois dias foram localizadas 817 pessoas que não haviam sido recenseadas, mostrando, assim, que houve falhas no recenseamento em Alta Floresta, informa a prefeitura. Entre os fatores que apontariam possível erro na coleta das informações estão endereços localizados pela equip,e que não constavam na lista apresentada pelo IBGE, ou casas apresentadas como vagas onde foram encontradas famílias inteiras, não cadastradas.

A prefeitura expõe ainda que inúmeras pessoas fizeram contato por telefone disponibilizado pelo executivo, relatando que não haviam sido recenseadas. Também foram identificados relatos de moradores que permanecem o dia inteiro em casa e tiveram a sua residência apresentada como fechada.

O Executivo entregou para o IBGE local uma lista com os nomes, endereços e telefones para contato e também o horário em que o responsável pela família estaria em casa, para, com isso, facilitar o trabalho do recenseador para a coleta dos dados citando, por exemplo, que “em um único setor, localizado no centro da cidade, foram encontradas 83 pessoas não entrevistadas pelo IBGE”, além de moradores no Jardim Panorama, Boa Nova, Bom Jesus, Renascer, entre outros.

Segundo o secretário de administração, Rodrigo Arpini, a comissão de acompanhamento do censo aguardará a reunião marcada para o mês de novembro, que contará com a presença de membros do IBGE. Na oportunidade serão apresentados os números finais do Censo 2010, ficando para a comissão censitária do município se irá acatar ou não os números apresentados, em caso de não concordância, será solicitada a recontagem da população.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE