A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em parceira com o Exército Brasileiro, realizaram ontem, na 13º Brigada de Infantaria Motorizada a palestra “Contraterrorismo no Âmbito da Inteligência de Estado no Brasil”. O evento foi voltado para os servidores da área da Segurança Pública que atuam no setor de inteligência. O encontro teve como objetivo capacitar e preparar os servidores para a Copa de 2014.
As principais definições e os meios utilizados pelo terrorismo, as principais causas, características e os objetivos do terrorismo foram alguns dos temas abordados na palestra. Para o superintendente da Abin, Gustavo Leal, o tema é de suma importância para a área de segurança pública. “Como Cuiabá será uma das sub-sedes da Copa de 2014 resolvemos realizar a palestra. Existe uma preocupação na área de segurança pública para que este fenômeno não se instale aqui”.
Segundo o secretário executivo do GGI, major PM Wankley Correa Rodrigues, o evento foi programado durante uma reunião do GGI. “Nosso objetivo é capacitar os profissionais da segurança para atuar na questão do anti-terrorismo” explicou.
Major Rodrigues informou ainda que em 2011 serão realizadas outras capacitações relacionadas com o mesmo tema. “Teremos para o ano que vem mais cursos na área de anti-terrorismo para que possam ajudar os profissionais que irão atuar durante a Copa do Mundo de 2014” disse.