Especialistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmam tremor de 4,6 pontos na escala Richter, considerado forte pelo professor e diretor do Observatório, Jorge França. A magnitude ainda é preliminar. "Houve um tremor seguido de outro. Há chances de acontecer novamente hoje", alertou.
O foco do terremoto foi na cidade Mara Rosa, na divisa de Goiás com Tocantis, há exatos 550 quilômetros de Brasília. No último dia 4 de setembro, também foi registrado um tremor na região. Desta vez, a magnitude foi de 3,6. "Quem estava em um raio de até 300 quilômetros a partir de Mara Rosa possivelmente sentiu um tremor forte".
Segundo o professor, a sequência de tremores é comum. Jorge explica que quem está em prédios altos sente os tremores com mais intensidade. "Os edifícios já possuem uma frequência de oscilação. Quando há um tremor de terra, eles entram em ressonância com o próprio terremoto", afirma. "Quem estava a pé ou dentro de algum veículo provavelmente não sentiu nada", completa.
O tremor atingiu diversos pontos da cidade, inclusive o campus Darcy Ribeiro, às 17h17 desta sexta-feira, 8 de setembro.