Os eleitores poderão manifestar seu apoio aos candidatos de sua preferência de maneira silenciosa, amanhã, durante as eleições. O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Mário Augusto Machado, esclareceu, nesta manhã, em entrevista coletiva, juntamente com Ministério Público Eleitoral e policiais civil, militar e federal, as proibições para amanhã. “O eleitor pode estar portando algum broche de seu candidato ou do partido que pretende votar e, de forma silenciosa, ele vai até o local de votação e escolhe quem preferir”, explicou o magistrado.
Entre as manifestações silenciosas estão relacionadas, ainda, as bandeiras carregadas por eleitores e o uso de camisas de candidatos feitas pelo próprio eleitor. “A partir do momento que for detectado que houve uma padronização na camiseta estaremos concluindo que houve confecção e entrega pelo candidato”, destacou a promotora eleitoral Marise Rabaioli Sousa. Ela acrescentou afirmando que nenhum tipo de propaganda eleitoral será permitido amanhã.
“É vedada a aglomeração de eleitores, a propaganda de “boca de urna” e a veiculação de propaganda eleitoral de qualquer natureza”, destacou a promotora. Os carros adesivados também estarão sob análise da Justiça amanhã. “Caso permaneça estacionado por mais de três horas em qualquer ponto da cidade estará configurado como crime eleitoral”, explicou.
Conforme a gravidade do crime eleitoral, como boca de urna e compra de votos, caberá casos como prisão em flagrante, além de multas. Também estará proibida a venda de bebida alcoólica. Entre 0h e 17h, nenhuma lanchonete, bar, mercados ou outros estabelecimentos poderão fazer a comercialização ou distribuição de bebidas.
As propagandas encerram hoje, às 22h. Até este horário, candidatos e partidos poderão fazer caminhadas e carreatas, entrega de materiais gráficos e o uso de carro de som transitando. As determinações são válidas para as seis cidades que integram a Zona Eleitoral de Sinop.
A apuração dos votos serão feitas no plenário de Júri do Fórum de Sinop. “A totalização será feita pelo cartório eleitoral e o envio desses dados para o TRE também”, explicou Mário Machado. Estão aptos a votar aproximadamente 103 mil eleitores na 22ª Zona Eleitoral, que é composta ainda por Sinop, com cerca de 72 mil eleitores, Cláudia (7,3 mil), União do Sul (2,5 mil), Santa Carmem (3 mil), Feliz Natal (6 mil) e Vera (6,6 mil).