Nos 83 municípios mais distantes de Cuiabá, o TRE/MT assegura que a apuração dos votos será rápida e descarta qualquer possibilidade de atraso. Isso porque todos estão com a presença de técnicos que enviará às informações via satélite à central de apuração que é o Centro de Eventos do Pantanal.
“Todos os técnicos passaram por treinamentos e estão aptos para lidar com o envio das informações. Vamos garantir uma apuração rápida e não acredito em transtornos”, comentou Salomão de Souza, coordenador dos sistemas eleitorais.
Na relação dos municípios considerados mais distantes estão Colniza que concentra 16.596 eleitores divididos em área urbana e rural e outros como Marcelândia, Santa Cruz do Xingu, Rondolândia, Cotriguaçu, São Félix do Araguaia e São José dos Quatro Marcos.
Após o término das eleições, as urnas eletrônicas serão recolhidas dos locais de votação nos dias 4 e 5 de outubro pelos Correios que as remeterá novamente para Cuiabá. Apesar do baixo grau de escolaridade dos eleitores dos municípios mais distantes, sobretudo na área rural, não há preocupações com relação ao tempo do eleitor na urna.
“Isso não vai interferir negativamente na apuração que é o mais importante a população. Os mesários estão preparados e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que exige somente um documento com foto para o direito de votar vai facilitar o andamento nestas regiões”, observou.