O vereador Fernando Pael (PT) participou, dias 25 e 26, do curso de formação de Agente para a Pastoral da Sobriedade na cidade de Diamantino visando desenvolver estratégias de inclusão social de ex-dependentes químicos na sociedade. "O curso aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e teve como objetivo ensinar os participantes, no caso os agentes da Patoral da Sobriedade, na primeira abordagem e como lidar com a droga e seus efeitos no ser humano, focando sempre as atividades na espiritualidade e na oração", salientou o vereador.
Segundo Pael, o curso também esclarece formas de prevenção, intervenção, recuperação e atuação política na formação dos agentes da Pastoral. Atualmente, o vereador desenvolve alguns trabalhos em parceria com instituições que tratam de dependentes e familiares de ex-dependentes de drogas, álcool e outros vícios em Lucas do Rio Verde e, está elaborando projeto voltado para inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
"O Projeto Empresa Solidária servirá para garantir emprego aos ex-dependentes químicos, uma vez que as empresas que os contratarem terão descontos em impostos. Além disso, através de uma capacitação essas empresas aprenderão a lidar e a conduzir os mesmos, incluindo-os no convívio social e no mercado de trabalho. Esse trabalho tem como principal fator, amparar os excluídos da sociedade e transforma-los em preferidos", disse o parlamentar.
O vereador Fernando Pael ressalta a importância de oferecer uma nova oportunidade as pessoas que já tiveram algum envolvimento com álcool e drogas e destaca ainda, a relevância dos trabalhos desenvolvidos pela igreja católica em prol da comunidade através de palestras de auto-ajuda, usando a terapia como ferramenta de recuperação.