A tranquilidade da pequena cidade de Carlinda foi quebrada, hoje, dando lugar à agitação da 7ª edição do Campeonato Estadual de Pesca. Pela primeira vez nos sete anos uma cidade do Nortão sedia a final do campeonato. O evento movimenta a economia local e promove o desenvolvimento do turismo interno. As etapas foram realizadas em 30 municípios, o que faz com que as equipes se desloquem de uma cidade a outra e muitas vezes até a regiões distantes.
Este é o caso do pescador Marcos Aparecido Guiraldello , 32 anos. Ele é empresário em Glória D"Oeste e percorreu 1,2 mil km para participar da etapa final em Carlinda. Marcos compõe o trio que representa a "Fazenda Malibu", nome dado para a equipe e conta que não conhecia o município. Para ele, o campeonato proporcionou conhecer mais o Estado. Fora de casa há oito dias, pois a equipe participou também da etapa anterior em Sorriso, o pescador garante que vale a pena o esforço e o investimentos. A equipe Malibú está em quinto na classificação e já ganhou um carro e um barco no campeonato que serão revertidos para cobrir as despesas com a atividade.
No campeonato estadual, o campeão já está definido: equipe Carajás, de Cáceres, formada por uma família. Eles já são figurinhas carimbadas e este será o quarto título consecutivo. Serão seis horas de pesca. Às 8 horas a organização deu a largada, após a fiscalização nos barcos. A pescaria termina à tarde.