Brigadistas procuram controlar um incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) do Sesc Pantanal e no Parque Encontro das Águas, no município de Poconé, (140 km ao Sul de Cuiabá). Desde a última terça-feira (21.09), homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas terceirizados estão no local combatendo as chamas. O trabalho está difícil devido à vegetação estar bastante seca e o vento moderado espalha centelhas rapidamente pela área.
Em Barão de Melgaço, uma equipe com a ajuda de uma aeronave conseguiu debelar focos de incêndios próximo às margens do Rio Cuiabá. Essa equipe se desloca para a região de Poconé para reforçar o combate. Neste momento, quatro equipes e duas aeronaves com capacidade para 1,5 litro cada, estão na estação ecológica realizando combates.
Nas unidades de conservação do Estado, Serra de Ricardo Franco, Serra Azul, Gruta da Lagoa Azul, Chapada dos Guimarães, Taiamã, Serra das Araras, brigadistas do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) realizam monitoramento e combates.
De acordo com informações do Centro Integrado Multiagências (Ciman/MT), no município de Nova Bandeirantes, sete brigadistas estão em combate na estrada Peter. O restante está em atividades de educação ambiental nos assentamentos.
Em Marcelândia, continua o combate na área de preservação ambiental Bom Jaguar, uma aeronave sediada em Sorriso presta apoio na região. Brigadista que estão em Nova Ubiratã vão reforçar o combate na área de preservação.
Em Água Boa e Nova Xavantina, bombeiros permanecem para atuação nos municípios e compõem uma base descentralizada de apoio terrestre, realiza rondas de fiscalização, monitoramento e combate a incêndios florestais. Em Vila Rica, 17 brigadistas estão em combate na região da Área de Proteção Permanente (APP), Serra da Cobrinha.
Duas frentes de combate continuam no município de São Felix do Araguaia. Em uma fazenda da região, um homem teve 70% do corpo queimado quando tentava salvar o gado que estava rodeado pelo fogo, sendo encaminhado para tratamento pela prefeitura do município.
No município de Cáceres, Santo Antonio do Leverger e Diamantino permanece uma equipe que combate, monitora e fiscaliza. Em Nossa Senhora do Livramento, uma equipe atua na região do Cotril. Outra, atua na Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Chapada dos Guimarães. O trabalho está concentrado na região do bairro Pedra 90, em Cuiabá. No município de Santa Rita do Trivelato, o trabalho se volta para as margens do Rio Teles Pires.
Um sobrevoo está marcado para os próximos dias para confirmação de incêndios florestais na região dos Três Ribeirões, dentro da área da Serra das Araras e no Parque Nacional do Juruena. Um sobrevoo também acontece nos municípios de Nova Bandeirantes, para verificar na região do Garimpo da Clareira, em Ápiacas na Gleba Ximari, e em Cotriguaçu na área de preservação ambiental Nova União, os problemas relacionados a incêndios em áreas de conflito, desmatamento e garimpo.