sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

MPE e prefeitura de MT firmam termo para melhorar abastecimento de água

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Cáceres e a empresa Nortec – Consultoria, Engenharia e Saneamento Ltda para que concluam, em um prazo de 15 dias, as obras da primeira etapa da construção de uma adutora que garantirá a melhoria no abastecimento de água na cidade. Com a medida, 13 bairros que recebem os serviços precariamente serão beneficiados. Caso as compromissárias não cumpram o acordo, terão que arcar com multa diária de R$ 5 mil. O TAC foi celebrado nesta segunda-feira (20.09).

De acordo com o promotor de Justiça André Luís de Almeida, o município se comprometeu em apresentar um projeto para a solução definitiva do problema de abastecimento de água. “Em um prazo de 120 dias, a administração municipal apresentará um projeto para solucionar essa questão e incluirá no Plano Plurianual 2010/2013 e executará de acordo com a disposição orçamentária-financeira. Além disso, terá que incluir no projeto de Lei Orçamentária Anual a ser remetido à Câmara Municipal as obras previstas na segunda etapa da proposta de solução emergencial de abastecimento, assim como proceder a licitação imediatamente após a abertura do orçamento de 2011”, afirmou ele, que atua na Promotoria de Justiça de Cáceres.

Com a conclusão da primeira etapa da obra, os bairros Monte Verde, Poupex, Cristo Rei e DNER receberão abastecimento de água o dia todo. Já os bairros Jardim Guanabara, Residencial Grande Paraíso, Jardim Nova Era, Jardim Santa Catarina, São José, Santos Dumont, Espírito Santo, São Jorge e Boa Esperança receberão água durante 12 horas, diariamente. “Atualmente, o abastecimento nesses bairros não ocorre todos os dias, pois o serviço é realizado de forma precária. Com a conclusão da obra, a população poderá contar com melhores serviços”, disse o promotor.

Até o término das obras, a Nortec – Consultoria, Engenharia e Saneamento Ltda disponibilizará dois caminhões-pipa a serviço da população dos bairros cujo abastecimento é considerado crítico, operando 12 horas/dia com água tratada da ETA. O atendimento obedecerá uma escala de atendimento. Após o término das obras, a empresa terá que manter um caminhão-pipa para atender os locais em que, eventualmente, faltar água tratada e que tenha rede de abastecimento implantada.

A empresa fornecerá, no máximo, mil litros de água por residência. “Com relação à qualidade da água, a Nortec se obriga a apresentar mensalmente os relatórios indicativos da qualidade da água e proceder as adequações se os índices não atenderem às normas do Ministério da Saúde”, esclareceu o promotor de Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Bombeiros removem árvore que atingiu residência no Nortão

A queda de uma árvore de grande porte ocorreu,...
PUBLICIDADE