Os sindicatos dos bancários de todo o Brasil estarão mobilizados, hoje, no Dia Nacional de Luta para pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a oferecer uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores. Em Mato Grosso, o Sindicato dos Bancários realiza o ato de mobilização em frente à agência do Banco do Brasil, na avenida Carmindo de Campos, no Coxipó, em Cuiabá.
Nas três primeiras rodadas de negociação não houve acordo. Os bancos se negaram a oferecer melhores condições de trabalho, aumento real de 5%, cesta-alimentação, entre outras reivindicações. A justificativa é de que não há condições de conceder aumento. No entanto, segundo o Sindicato, somente no primeiro semestre de 2010 as cinco maiores instituições financeiras (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa econômica e Santander) lucraram mais de R$ 21 bilhões, aumentando em 38,4% seu lucro líquido em relação ao mesmo período do ano passado.
A próxima rodada de negociação ocorre na quarta-feira (22). Caso não haja uma proposta satisfatória para os trabalhadores, os bancários de Mato Grosso se reunirão no dia 28 para decidir se entrarão em greve por tempo indeterminado, começando no dia 29 de setembro.
Conforme a assessoria de imprensa do Sindicato de Mato Grosso, a manifestação também será para protestar contra o projeto do Banco do Brasil de retirar as portas giratórias de segurança das agências, começando pela agência da Carmindo de Campos, em Cuiabá.