A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos registrou, de janeiro a julho deste ano, 946 acidentes nas ruas e avenidas. Deste total, 520 tiveram vítimas, sendo que 20 pessoas morreram. Em outros 426 sem vítimas, apenas com danos materiais. Do registro de vítimas fatais, seis eram mulheres e 14 homens. Destes, quatro foram atropelados, seis eram condutores de veículos, nove motociclistas e um de bicicleta.
Segundo a secretaria, a área central concentra 60% dos acidentes. 23% aconteceram na avenida Sibipirunas e 15% na Colonizador Enio Pepino. O balanço aponta ainda que 80% dos acidentes foram causados por homens e 20% por mulheres. Os dias em que mais são registradas ocorrências no trânsito são segundas e sábados.
Nos cruzamentos ocorreram 50% dos acidentes. Retas, rotatórias, estacionamento de mercados aparecem na sequência. Já os semáforos são os locais mais seguros. De acordo com explicações do secretário Júlio Dias, esses dados serão analisados detalhadamente esta semana, quando uma intensa programação vai comemorar a Semana Nacional do Trânsito buscando conscientizar e orientar em relação aos índices de acidentes na cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a frota de veículos rodando em Sinop atingiu 59.720 mil veículos no mês de agosto. Desse total, 26.870 são de motocicletas. Os automóveis pequenos e as caminhonetes somam 25.214. Os demais veículos são camionetas, caminhões, reboques, semi-reboques, ônibus, dentre outros.
Leia ainda
Lançada campanha Sinop sem acidentes