O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, a prorrogação, por mais dois anos, da validade do Concurso Público para Provimento de Cargos de Primeira e Segunda Instâncias do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. O prazo para a convocação dos classificados terminaria no próximo dia 21 dois anos após a publicação.
O concurso público ofereceu, em 2008, 280 vagas, sendo 229 para candidatos com formação superior (analista judiciário), nas áreas de direito, administração, economia, ciências contábeis e engenharia civil. Pessoas com formação superior em letras participaram do certame para preenchimento de cadastro de reserva. As 51 vagas restantes foram destinadas a cargos de nível médio, como técnico judiciário, distribuidor, contador e partidor.
Esse foi o maior concurso público para provimento de cargos de Primeira e Segunda Instâncias já realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Para realizar o certame, o Judiciário Estadual realizou, à época, um levantamento das reais necessidades de cada comarca do Estado. A distribuição das vagas e os cargos oferecidos para cada pólo judicial obedeceram ao determinado no Sistema de Desenvolvimento de Cargos e Remunerações do Poder Judiciário (SDCR).
Ao todo, 20.355 candidatos concorreram aos cargos de analista judiciário (nível superior), distribuidor, contador, partidor e técnico judiciário (nível médio). As provas foram realizadas no dia 22 de junho em 11 cidades do Estado, em 60 diferentes locais de aplicação. Um dos diferenciais do concurso para os demais já realizado foi a busca pela especialização da Justiça. Das 280 vagas disponíveis, 229 foram destinadas para as pessoas com nível superior, sendo que destas 223 eram para candidatos com curso superior em direito.