Uma campanha do Rotary Club Leste vai incentivar o respeito à faixa de pedestre no trânsito com a campanha "Rondonópolis vai parar", lançada ontem à noite, na sede do clube. Amanhã, haverá pit stop na Avenida Amazonas, ao lado do restaurante Galles, das 9h às 11h da manhã, com a distribuição de panfletos.
O presidente do Rotary Club Leste de Rondonópolis, Josemar Ribeiro de Oliveira, observa que já foram realizadas diversas campanhas, com os mais variados focos, entre eles voltados aos motociclistas, uso do cinto de segurança e excesso de velocidade, mas pouco se enfatizou na obediência às faixas de pedestres. Ele ressalta que o propósito da campanha é conscientizar tanto os motoristas em relação à faixa e não atravessar as vias em locais impróprios. "É uma questão de educação", enfatiza.
Conforme Josemar Ribeiro, é praticamente um caos a obediência às faixas de pedestres em Rondonópolis. Ao contrário, o presidente cita que tanto metrópoles como Brasília (DF) ou cidades pequenas como Campo Verde, próxima a Rondonópolis, dão o exemplo do respeito em relação a esse tipo de sinalização horizontal. Agora, em Rondonópolis, cita que há poucas semanas um aluno foi atropelado quando cruzava a faixa localizada em frente ao campus da UFMT.
Além da falta de educação, Josemar Ribeiro observa que falta uma fiscalização frequente nesses pontos no município.