Madeireiros, diretores de empresas, engenheiros florestais e acadêmicos que participam da 7ª edição da Promadeira – Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal – também começaram acompanhar palestras que são voltadas para o setor. Ontem à noite, no auditório do Senai, o chefe geral da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Mato Grosso, João Flávio Veloso Silva, que falou sobre as ações que o órgão está desenvolvendo no Estado e também as que serão implantadas após a conclusão da unidade de Sinop. Serão feitas pesquisa para dar sustentação florestal, agrícola e pecuária em uma mesma área, para que o empresário possa em fazer a integração lavoura, pecuária e floresta. Considerando a realidade matogrossense, os pesquisadores da Embrapa vão apontar os melhores mecanismos para ser desenvolvido este sistema que concilia a preservação ambiental com a ocupação da propriedade rural de forma produtiva, especialmente nos períodos em que ficaria ociosa. Ele não mencionou prazos para o levantamento de dados iniciar.
Clique aqui e leia mais notícias do Promadeira
Um dos objetivos da integração também é a geração de tecnologia com baixo impacto ambiental e com sequestro de carbono. E as vantagens econômicas para os empresários ainda estão sendo estudadas por várias univerdades do país, mas o lucro depende da lavoura que será implantada nessa área. Mas João acredita ser uma atividade economicamente rentável, pois no país há cerca de 2 milhões de hectares que trabalham com a integração lavoura, pecuária e floresta.
João disse, ao Só Notícias, que principal ação na região norte de Mato Grosso é a construção do centro de pesquisas da Embrapa, que começou no primeiro semestre, próximo ao aeroporto, e dos campos experimentais. “Para uma boa pesquisa é necessário que se monte toda a estrutura para que ela comece a gerar os resultados e há um tempo natural para que isso ocorra”, disse.
O Promadeira vai até sábado e tem 149 empresas expositoras de produtos e serviços para setor madeireiro, moveleiros e artesãos expondo móveis e biojoias.
(Atualizada às 09:43h)