A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Álcool de Jaciara acionaram o Ministério do Trabalho para apurar as causas do acidente que matou dois trabalhadores em um canavial no município, na semana passada.
O presidente da FETIEMT, Ronei de Lima, questiona a falta de segurança no processo de queima da cana. Jovaine Ribeiro dos Santos, 37 anos, pai de três filhos, e Valdinei Mendes de Oliveira, 27, pai de dois filhos, foram atingidos pelas chamas quando participavam do processo do incêndio, prática comum para facilitar o corte da cana. Jovaine morreu praticamente na hora ao ser "engolido" pelas chamas, ficando totalmente carbonizado. Valdinei também ficou totalmente queimado, mas veio a falecer na madrugada de hoje.
"Queremos explicações por parte da empresa sobre possíveis falhas na segurança da queima, conforme relatam trabalhadores. Eles alegam que a empresa deixou de fazer os devidos procedimentos de segurança", disse o presidente.