sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sindusmad inaugura amanhã Memorial Guardiões da Floresta

PUBLICIDADE

O “Memorial Guardiões da Floresta” será inaugurado amanhã, durante a abertura do Promadeira. O projeto, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) conta a história do setor de base florestal em Mato Grosso, bem como seu desenvolvimento e contribuição para o progresso no Estado e ainda contempla a mostra de benefícios da floresta. Também será inaugurado o pavilhão ao lado do Sindusmad com auditório, salão, cozinha e espaço para a exposição “Memorial Guardiões da Floresta”. Durante a feira, o restaurante funcionará no pavilhão.

A ideia do memorial da floresta surgiu na diretoria do então presidente Jaldes Langer. Segundo ele, na época se falava muito em fomentar o setor e, “a partir daí, começamos construir esse projeto de mudança que propunha não  preocuparmos apenas com questões cotidianas, como fiscais, ambientais e burocráticas, mas também em estruturar a educação ambiental como a promoção dos produtos de base florestal”, destaca Langer.

O atual presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto, ressalta que o memorial da floresta “é um resgate histórico do setor em Mato Grosso e visa, acima de tudo, resgatar a história para as próxima gerações”. Eduardo aponta que o memorial é uma exposição itinerante que mostra os benefícios da floresta como biojoias, óleos e tudo aquilo que é explorado de forma sustentável, principalmente a madeira. Além da mostra os visitantes poderão conhecer as duas salas de aula, que serão utilizadas para educação ambiental.

Para execução do projeto uma equipe do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) realizou uma série de viagens pelo Estado com o objetivo de levantar dados históricos sobre o setor. Ao todo, 20 cidades foram visitadas e 72 pessoas entrevistadas. A pesquisa tomou como base os oito sindicatos patronais madeireiros. “Nossa intenção é resgatar a história deste setor que possibilitou ao Estado ser hoje o que é”, finaliza o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio destrói empresa, carretas e carros em Sorriso

O incêndio atingiu uma empresa auto elétrica, na área...

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...
PUBLICIDADE