PUBLICIDADE

Marcelândia: começa mutirão emitindo documentos para vítimas de incêndio

PUBLICIDADE

Muitos moradores de Marcelândia perderam tudo no incêndio ocorrido na semana passada. Casas, móveis, roupas e inclusive os documentos pessoais. Para solucionar o problema de emissão de documentos e devolver a identidade dessas pessoas, o Governo do Estado realiz, hoje, mais uma edição do Mutirão da Cidadania. Esta será uma edição especial, explica a superintendente de Promoção à Cidadania, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Valéria dos Reis. "O mutirão em Marcelândia já estava no cronograma, mas conseguimos agregar mais serviços para atender a população. Vamos ter a isenção da taxa da primeira e segunda via do CPF, em parceria com banco, as certidões de nascimento local vão ser emitidas na hora, entre outros", destacou.

O atendimento já começou e a estrutura está montada na Escola Castro Alves, na Vila Esperança. Os primeiros atendimentos confirmam a grande procura pela recuperação de documentos. Como é o caso de Edina Sales, ela perdeu tudo no incêndio. "Queimaram todos, tudo até o registro de nascimento. Isso veio em boa hora, tava precisando, a gente não tem condição de pagar", informou Edina que está desempregada e morando de favor na casa de uma amiga.

Mas como a proposta do Mutirão é atender a população de um modo geral, entre aqueles que buscam atendimento nesta sexta-feira está Greice Sansão. A jovem, ainda sem adquirir a maioridade, busca fazer documentos pessoais, como CPF, RG, Carteira de Trabalho, porque já vislumbra o primeiro emprego e sabe que precisa estar documentada. "Quando precisar de algum tipo de trabalho tem que ter os documentos certinhos, senão não consegue", disse Greice.

"Vamos tentar resgatar a cidadania dessas, pelo menos na documentação para recomeçar a vida", disse a superintendente Valéria dos Reis. A estimativa é que cerca de 5 mil atendimentos sejam feitos.

Além da emissão de documentos, vão ser prestadas orientações jurídicas, serviços de saúde, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Será possível também fazer a confecção de Boletins de Ocorrência na Delegacia Móvel da Polícia Judiciária Civil. Os consumidores poderão ainda esclarecer suas dúvidas com os servidores do Procon Estadual e para as famílias, vítimas do incêndio que ocorreu na cidade, será possível a participação no Projeto de Habitação ‘To Feliz".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE