PUBLICIDADE

Secretário se reúne com ministra do Meio Ambiente e pede apoio

PUBLICIDADE

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ontem. Na reunião o secretário apresentou a ministra o projeto para a revisão da Política Estadual de Educação Ambiental, consolidada na Lei 7888/2003. Maia explicou que a revisão da Política Estadual busca dar ao documento uma identidade local e consolidar o Sistema Estadual de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, foi instituída uma Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental que propôs a revisão de forma democrática e participativa, por meio de consulta pública a sociedade, que poderá participar enviando suas sugestões ou participando dos debates presenciais que são organizados.

A ministra se dispôs a apoiar esse processo e considerou o projeto inovador e importante para o fortalecimento da Educação Ambiental no Estado de Mato Grosso. Para a ministra, a iniciativa de Mato Grosso, “mais uma vez, comprova a responsabilidade do governo no sentido de fortalecer o compromisso da sociedade com as políticas públicas ambientais”.

Nesse sentido deverá ser assinado um Termo de Cooperação Técnica para que o Estado dê seguimento ao processo de consulta pública. A ministra disse também que estudará a proposição de uma ementa parlamentar a fim de que possa ser disponibilizado recurso financeiro no sentido de contribuir com o Estado no processo de revisão da Política Estadual de Educação Ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e a ministra Isabella Teixeira discutiram também o problema das queimadas em Mato Grosso. Maia reivindicou o apoio do Ministério do Meio Ambiente ao governo do Estado em relação a aquisição de equipamentos de combate aos incêndios e também estrutura para a fiscalização.

O secretário apresentou as ações que são realizadas em Mato Grosso no sentido de monitorar, combater e fiscalizar as regiões atingidas e anunciou que o Governo está se empenhando na contratação de mais de cem brigadistas para apoiar o trabalho nas Unidades de Conservação Estaduais.

Isabella Teixeira disse que o MMA apoiará o Estado e se mostrou solidária com os esforços do governo no combate às queimadas. “Mato Grosso tem demonstrado a sua responsabilidade na questão ambiental, mas, sentimos que a sociedade precisa estar mais envolvida. A maioria dos incêndios são originários de ações criminosas. Isso tudo não é responsabilidade somente dos governos, federal, estadual ou municipais, mas também de toda a sociedade”, salientou a ministra.

Ao final da reunião foi abordado o compromisso firmado entre o Governo do Estado e o MMA, para que Mato Grosso assine o termo de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública – a A3P -, um programa do ministério para a redução do consumo na administração pública, com a implementação de programas visando o consumo consciente. Ficou definido que o termo de adesão será assinado no próximo dia 22 de setembro, em Cuiabá.

Acompanha o secretário em Brasília, a superintendente de Monitoramento de Indicadores Ambientais (Smia) da Sema, Elaine Corsine.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE