segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Governo coleta informações sobre prejuízos em Marcelândia

PUBLICIDADE

As informações como a causa do incêndio e o impacto ambiental após o incêndio de grandes proporções em Marcelândia (210 km de Sinop), que iniciou na quarta-feira (11), só serão conhecidos com o resultado laudo pericial que ainda está sendo elaborado. Conforme Só Notícias adiantou, peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), de Cuiabá, e a Polícia Civil estão atuando neste levantamento. Ainda não há prazo para finalização deste documento.

Fatores climáticos como a alta temperatura, na casa dos 35º e aproximadamente 70 dias sem chuva na região contribuíram para que o incêndio tomasse as proporções devastadoras. De acordo com a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que chegaram no helicóptero, os ventos fortes chegavam a 40 quilômetros por hora o que ajudou a rápida propagação do fogo.

De acordo com informações da assessoria do governo, um grupo de madeireiros se reuniu com o superintendente de fiscalização da Sema, tenente-coronel Paulo Serbija, e o prefeito da cidade, Adalberto Diamante. Eles discutiram uma solução para a destinação dos resíduos sólidos da atividade madeireira. Uma nova área será definida para a implantação de um novo depósito desse material. Técnicos da Sema acompanharam a vistoria nas áreas e orientaram o poder público municipal nessa ação.

As equipes de fiscalização são compostas por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil, com apoio do helicóptero do Ciopaer – Centro Integrado de Operações Aéreas -, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mais equipes do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ministério Público, Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Cinco equipes vão continuar o trabalho de fiscalização na região Norte, para tentar evitar tragédias como a de Marcelândia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE