quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Força tarefa contra queimadas em MT tem 60 homens e helicóptero

PUBLICIDADE

Dez equipes de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil, com apoio do helicóptero do Ciopaer da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, equipes do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Ministério Público, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Polícia Civil iniciaram, hoje, mais uma operação com foco no combate às queimadas em Mato Grosso. A operação, de caráter repressivo, reúne aproximadamente 60 homens que, a partir de hoje, pelos próximos doze dias, estarão percorrendo o Estado, principalmente regiões que mais tem apresentado focos de calor nos últimos meses. “O objetivo é coibir os focos de calor no Estado e, no caso de flagrante, desrespeito à legislação ambiental, proceder ao ciclo completo de responsabilização dos culpados”, explicou o superintendente de Fiscalização da Sema, coronel PM Paulo Serbija. Apesar da ação integrada ter como foco principal as queimadas, todo e qualquer ilícito ambiental detectado pelos fiscais será autuado. Uma das equipes estará no Nortão onde há vários focos de queimadas.

As equipes deixaram a capital com planilhas com a localização dos focos nas regiões mais afetadas do Estado. “A operação foi decidida na última reunião do Comitê de Gestão do Fogo. Trata-se de uma força-tarefa. Outras duas operações semelhantes serão desencadeadas nos meses de setembro e outubro”, disse o superintendente de Fiscalização da Sema.

Esta é a terceira grande operação realizada pelo Governo do Estado, em parcerias com órgãos federais, visando as ações de repressão para intensificar as ações de combate às queimadas em Mato Grosso.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi antecipado este ano de 8 de julho (normalmente tem início dia 15), com o término previsto para 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. A antecipação do período proibitivo teve por objetivo intensificar as ações visando coibir os incêndios florestais no período (de julho a setembro), onde as condições climáticas são extremamente desfavoráveis na região Centro Oeste.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE