Já está em Sinop uma equipe com seis homens da Defesa Civil e uma caminhonete com equipamentos que têm capacidade de mil litros de água para combater os quatro focos de queimadas em florestas e áreas de pastagens no município. O primeiro foco a ser combatido é o da Gleba Mercedes (aproximadamente 80 km de Sinop), que já dura uma semana e destruiu 12 propriedades no assentamento, o que representa 840 hectares.
De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros, Sergio Spinardi, a equipe já está na Gleba e ficará no local até que um grande foco, que atingiu vários sítios, seja apago. Segundo o secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, o fogo no assentamento está controlado devido a queda da temperatura nos últimos dias.
Após a Gleba, a defesa civil se deslocará até a área de queimada na região do Canarinho, próximo a Santa Carmem, e as chamas persistem há cerca de 15 dias, e depois, para o Alto da Glória, próximo ao presídio Ferrugem, onde o fogo já dura mais de uma semana.
Conforme Só Notícias já informou, também está sendo esperado a chegada da aeronave que tem capacidade para levar 1,5 mil litros de água, pois atenderá também a região Norte do Estado, onde já foram detectados grandes focos de incêndios, em áreas distantes das cidades, que causaram muitos prejuízos.