sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

MT: governo do Estado promove curso para brigadista

PUBLICIDADE

Para uma melhor agilidade no combate as queimadas, o Governo do Estado, por meio das secretarias e órgãos ligadas ao meio ambiente e segurança (Casa Militar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Meio Ambiente), iniciou nesta semana o "Curso de Formação de Brigadista", no município de Aripuanã.

O curso tem como objetivo capacitar pessoas, e preparar o município para ter maior agilidade e capacidade de respostas quanto ao enfrentamento às queimadas e aos incêndios florestais, que tendem a se agravar no período de estiagem.

Esta modalidade de capacitação faz parte do Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso em 2010, cuja execução está atualmente na fase de "Situação de Alerta Vermelho", que é definida pela ocorrência de incêndios, independendo do índice de inflamabilidade. Nesta situação, as medidas de combate deverão ser adotadas imediatamente após a detecção do foco, permanecendo os órgãos executores em estado de prontidão, ou podendo entrar em estado de prontidão rigorosa, conforme a intensidade e as circunstâncias do incêndio.

O treinamento terá uma carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas em atividades práticas e teóricas. Entre os temas abordados durante a capacitação estão a definição de incêndios florestais, efeito do fogo sobre o ecossistema, material e equipamentos, organização de pessoal, legislação ambiental, noções de socorros de urgência, técnica e tática de incêndio florestal, noções de sobrevivência e práticas no terreno.

O curso é ministrado para 21 alunos no Centro Cultural de Aripuanã, e é coordenado pelo 1º tenente BM José Neto de Lima, gerente de articulação operacional de campo da Coordenadoria de Gestão do Fogo. Conforme Neto, "as atividades inerentes à prevenção e ao combate aos incêndios florestais são bastante peculiares, uma vez que podem envolver riscos na sua execução, exigindo, portanto, uma formação adequada do pessoal a ser empregado em tais atividades."

O encerramento será no próximo dia 06 de agosto, onde os participantes receberão certificados de conclusão do curso, com conhecimentos básicos para compor uma Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Complementando estas ações, estão em ajustes os planejamentos das medidas estruturantes que irão favorecer a aquisição de equipamentos e materiais para uso nas ações de combate e monitoramento. Como, por exemplo, a locação de veículos que irão dar maior mobilidade pelas equipes de intervenção, e também a locação de aviões de combate a incêndios que serão instalados nas bases de Cuiabá e Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE