Um mês após ter anunciado o resultado do Concurso Público e 1 ano após lançar os editais do certame, o Governo do Estado nomeou somente 3,5% dos aprovados no certame que ofertou 10.086 vagas em todo Mato Grosso. Dos 352 chamados para ocupar os cargos, 326 possuem Nível Médio e 26 Nível Superior. Outros 554 classificados foram chamados para realizar as novas fases exigidas pelo edital.
A Secretaria de Administração do Estado (SAD) explica que a chegada do período eleitoral não atrapalhará novas convocações devido a homologação do concurso, que ocorreu dentro do prazo permitido por lei (3 meses antes da eleição).
Com a homologação feita antes do período eleitoral, o Governo do Estado pode nomear os aprovados no concurso ainda este ano. Vinte e dois, dos 33 cargos disponibilizados, foram homologados no período autorizado.
A Secretaria de Administração afirma que as nomeações são feitas conforme as necessidades dos órgãos e a dotação orçamentária de cada um.
Os 352 convocados atendem o Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). O primeiro órgão foi contemplado com 283 candidatos do nível médio e 16 do nível superior, preenchendo vagas de agente de Serviço de Trânsito e técnico do Serviço de Trânsito.
Na Jucemat foram contratados os agentes de Desenvolvimento Econômico Social (43) e técnicos de Desenvolvimento Econômico Social (10).
Nova etapa – Foram convocados para a nova etapa 554 candidatos que passam por testes de aptidões e físicos, além de treinamentos. A fase iniciará este mês. Entre os dias 9 e 13, soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros farão Exame de Saúde e Odontológico de 9 a 13 de agosto.
Foram convocados ainda 472 escrivães da Polícia Judiciária Civil para a prova de digitação no dia 14. Em 16 de agosto, 61 peritos Oficial Criminal e 21 técnicos em Necropsia iniciam o curso de formação.
Segundo a Secretaria, para as próximas fases é realizado um planejamento de execução para os cargos de gestor Governamental Curso de formação, delegado, investigador, agente orientador do Sistema Socioeducativo e agente Prisional.