Os vinte e cinco primeiros classificados no 4º Concurso para provimento de cargos de Defensor Público Substituto serão empossados dia 19 de agosto. A homologação do resultado do certame foi feita no dia 30 de junho e a instituição aguardava definição da situação dos 39 defensores públicos aprovados em 2007, que acabaram de passar no estágio probatório e foram confirmados na carreira.
O defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, explica que para que os aprovados no último concurso tomem posse e sejam encaminhados para as Comarcas onde irão atuar, o primeiro passo é lotar os aprovados em 2007 nas Comarcas de 1ª Entrância. "Após definido esse processo os novos defensores serão empossados e distribuídos nas Comarcas que ainda estão sem defensor", esclareceu Mendes.
A lei 398 de 20/05/2010 prevê o aumento de 40 cargos de Defensores Públicos para Mato Grosso, fazendo com que ainda existam abertas 83 vagas. Tendo disponibilidade orçamentária para o próximo ano, um número maior de defensores poderá ser chamado, visto que o concurso é válido por dois anos.