quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Atendimentos da Defensoria Pública crescem cerca de 40% em MT

PUBLICIDADE

A Defensoria Pública tem alcançado seu objetivo de estar mais próxima do cidadão, prova disso são os números de atividades que somente nos cinco primeiros meses desse ano atingiu a marca de 224.900 mil. Esse número representa uma média superior a 45 mil atividades/mês, um incremento de quase 40% nos serviços prestados pelos 116 defensores públicos e mais os colaboradores do órgão em todas as comarcas do Estado.

Para atender a demanda e garantir a qualidade no atendimento à população, a Defensoria Pública tem investido em estrutura física e de pessoal, abrangendo desde a instalação de novas sedes, ampliação de Comarcas nos município do interior até a contratação (por meio de Concurso Público) de mais 25 novos defensores.

Para o Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, a população gradativamente vem identificando na Defensoria uma instituição que garante e zela pelos seus direitos. "Nossas portas estão abertas e se existe Defensoria é porque existe necessidade do cidadão em garantir seus direitos Constitucionais. A Defensoria é pelo povo e para o povo, e esses números comprovam a importância que temos enquanto Instituição na vida daquelas pessoas que precisam da Justiça como ferramenta de acesso à dignidade", disse Mendes.

Na esfera criminal, já foram realizadas mais de 66 mil atividades (até maio) este ano e o destaque se deu nos pedidos de Habeas Corpus (HC), que tiveram crescimento superior a 110% em relação ao mesmo período de 2009.

O número de processos em andamento recebidos pelos defensores também cresceu de 2,7 mil/mês, em 2009, para 3,7 mil/mês, este ano. Durante esses cinco primeiros meses, o número de atendimento/visitas a presos foi de 13.535.

Em relação à área cível, onde o número de atendimento ao público cresceu mais de 72%, o maior destaque foi constatado nos números de divórcios litigiosos, que saltou 32,69%, chegando a 138 casos por mês. Seguindo na área da família, a investigação de paternidade cresceu 22,45% e ações de alimentos subiu 27,25%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE