Começa hoje o programa “Amigos do Trânsito”, com uma blitz educativa, a partir das 17h, no centro da cidade, para reforçar a conscientização de motoristas e pedestres para respeitar leis de trânsito, limite de velocidade e trafegar com segurança. O programa visa reduzir o impacto social e econômico provocado pelos acidentes. Assim, as entidades parceiras – prefeitura, secretarias Municipal de Administração, Secretaria de Ação Social, Educação e Cultura, de Saúde e uma cooperativa desenvolveram uma metodologia que passa pela realização de uma abordagem educativa nas ruas, escolas e empresas. “O trabalho será voltado a grupos específicos como motociclistas, pedestres, incluindo o público idoso, e condutores de veículos, por exemplo, na forma de blitze educativas, palestras, dramatizações, adesivagem de veículos e distribuição de cartilhas educativas, sempre com o objetivo de educar para um trânsito mais seguro, prevenindo e reduzindo acidentes”, explica o coordenador municipal de Trânsito, Sansão de Carvalho.
Em Nova Mutum, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Saúde do Município, só neste primeiro semestre foram registrados 10 mortes causadas por acidentes de trânsito, quase o total do ano inteiro de 2009, quando houve 12 óbitos. Segundo o coordenador de Trânsito, entre os fatores mais comuns, como a associação de álcool e direção, não utilização do cinto de segurança, grande parte desses acidentes pode ser creditada à postura inadequada dos motociclistas.
Dados da administração do hospital local apontam que há o registro de pelo menos um acidente ao dia. Isso aponta para uma média mínima de 30 acidentes ao mês. “Estes números geram custos elevados para o município, em função do número de internações, atendimento e necessidade de reabilitação”, diz Sansão.