PUBLICIDADE

Cuiabá: secretaria reforça conscientização para descartar resíduos de obras

PUBLICIDADE

Após ser colocada em prática, a lei que institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em Cuiabá passou a estabelecer diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos de obras, que deverão ser encaminhados para empresa licenciada Eco Ambiental (Área de Transbordo e Triagem – ATT), local onde são lançados de forma adequada, evitando o descarte em locais impróprios ou o encaminhamento para aterros sanitários.

O objetivo, conforme o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Archimedes Pereira Lima Neto, é disciplinar coleta, transporte e deposição de resíduos da construção civil, e estabelecer procedimentos para eliminação, redução, reciclagem e reutilização, além de incentivar ações educativas nas questões relacionadas aos resíduos. "Estamos divulgando por meio de folders informativos e pelo site da Prefeitura de Cuiabá, todas as informações para o gerador, transportador e o receptor. Dentro do site, o munícipe tem informações específicas sobre como adquirir o seu ticket, preencher corretamente o CTRs – Controle de Transporte de Resíduos e também a localização da empresa licenciada".

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Giovanni Vasconcelos, a lei procura preservar o meio ambiente e organizar de maneira produtiva, gerando emprego e desenvolvimento. "Quando a cidade tem um plano de gerenciamento para os resíduos, atinge maior patamar em urbanização", frisou.

No entanto, para melhorar os procedimentos operacionais da central de tratamento de resíduos de Cuiabá, é necessário que os planos de gerenciamento de resíduos da construção civil sejam efetivamente implantados, nesta ou naquela obra. Salientamos que o transporte desses resíduos conste especificamente na ficha de transporte o nome da empresa geradora do resíduo, a obra, o endereço, o tipo de resíduo transportado e a qualificação do transportador, sendo atestada a destinação final.

O cadastramento das caçambas deve ser feito na Secretaria Municipal Transportes Urbanos (SMTU), para disciplinamento e controle do transporte dos resíduos. A Eco Ambiental está localizada na via municipal da antiga Rodovia Emanuel Pinheiro, no bairro Jardim Vitória, atrás da Fundação Bradesco.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE