Com o tema produção animal e milho safrinha, produtores, estudantes, técnicos agrícolas e outros profissionais do agronegócio devem participar, hoje, do dia de campo da integração lavoura-pecuária-floresta, desenvolvido em fazenda, em Santa Carmem. As atividades começaram às 8h, com recepção e inscrição dos participantes. Estão sendo discutidos diferentes temas. Na 1ª estação, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Tarcísio Cobucci, trabalhará com a condução e desafios do sistema integração lavoura-pecuária no ano agrícola 2009/10. Em seguida, o mestre de engenharia da produção e professor da Unemat, apresentará projeção e análise econômica do sistema lavoura-pecuária do referido ano agrícola.
Na segunda estação, os participantes conhecerão sobre o manejo da cultura do milho no sistema santa fé. Quem fará a apresentação será o pesquisador da Embrapa, Flávio Wruck. As características e recomendações dos principais materiais de milho para Médio Norte de Mato Grosso será apresentado pelo agronômo Luiz Antônio de Carvalho.
Fertilidade do solo no sistema de integração lavoura-pecuária será desenvolvida na terceira estação, pelo agronômo Luciano Godoy. Na mesma estação, serão apresentadas as principais forragerias produzidas pelas sementeiras do grupo Unipasto: características e recomendações e, as cercas eletrificadas na propriedade rural: quebra de um paradigma.
A quarta estação será trabalhada a produção e nutrição de bovinos em sistema de ILP e, a importância da suplementação mineral. Os temas serão desenvolvidos pelo zootecnista Eduardo de Moraes e pelo médico veterinário Alessandro Freiberger.
A estação final está programada para às 13h, com a apresentação do projeto PISA 2: transferência e difusão de tecnologias em produção integrada e sistemas agropecuários de produção sustentáveis e conservacionistas em microbracias hidrográficas. O assunto será apresentado pelos engenheiros agronômos Lineu Domit e Kleber Santos.
O dia de campo termina às 13h30, com almoço.