Oito vans e microônibus já foram apreendidos pelos fiscais durante o monitoramento do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, que está sendo feito desde segunda-feira (24) na BR-163. Hoje a fiscalização segue o trecho entre Sinop e Sorriso. A Ager – Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso – está com a equipe fiscalizando o cumprimento de horários, itinerários e secção dos veículos convencionais (ônibus) e alternativos (microônibus), entre outras exigências. O trecho vistoriado iniciou em Diamantino, seguindo para Lucas do Rio Verde e Itaúba.
O coordenador do órgão, Luis Arnaldo de Melo, disse hoje, ao Só Notícias, que entre as irregularidades mais praticadas estão o desrespeito a concessão dos serviços. “O serviço clandestino continua sendo a grande infração onde determinadas empresas utilizam o trajeto de um município ao outro. Algumas não estão cadastradas ou usam horário fora do permitido a ela”, pontuou O veículo pode ficar detido por 72 horas e o proprietário paga multa, que varia de acordo com a infração.
Dados da Agência de Regulação mostram que em 2009 no Estado, foram 805 infrações e 379 apreensões. Não foi divulgado o valor das multas. São cinco analistas e 29 agentes em desenvolvimento com o trabalho sendo feito em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar.