PUBLICIDADE

Nortão: juíza nega absolvição de pilotos no acidente com 154 mortes

PUBLICIDADE

A juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques decidiu, hoje, não proceder com a absolvição sumária dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, do jato Legacy que se chocou com o Boeing que fazia o voo 1907 da Gol, em 2006, na região Nort de Mato Grosso, deixando 154 mortos.  De acordo com informação da Folha, na decisão, a juíza afirma que “os elementos de convicção até aqui colecionados não permitem dizer que os fatos imputados (aos pilotos) não constituem crime. Pelo contrário, há indícios de autoria e materialidade”. A magistrada federal assumiu os processos criminais envolvendo o acidente devido ao afastamento do juiz federal Murilo Mendes para tratamento de saúde.

A magistrada, substituta da 3ª Vara Federal de Mato Grosso, assumiu os processos que tramitam na subseção da Justiça Federal de Sinop há duas semanas, com o licenciamento do juiz Murilo Mendes. Este processo foi iniciado em 2009, após a conclusão de laudo do perito Roberto Peterka, que aponta conduta imprópria e negligência por parte dos pilotos. A juíza determinou também a expedição de mandado de busca e apreensão dos equipamentos do Legacy, que estavam com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Brasília e foram entregues ao representante da empresa dos pilotos.

Como Só Notícias já informou, o juiz federal Murilo Mendes deixou de ser o responsável pela análise dos dois processos criminais que tramitam na comarca de Sinop sobre o acidente com o voo da Gol devido a um afastamento do cargo para tratamento de saúde.

O acidente no Nortão, em 29 de setembro de 2006, foi o segundo maior da aviação civil brasileira. O boeing da Gol fazia o voo 1907, oriundo de Manaus (AM) com destino a Brasília (DF). Ao mesmo tempo o jato executivo Legacy vinha de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus, onde pousaria para, no dia seguinte, partir rumo ao exterior. A 37 mil pés de altitude, na região de mata próxima ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o boeing da Gol provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião. O jato Legacy com todos os passageiros conseguiram pousar em uma base na serra do Cachimbo (PA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE