PUBLICIDADE

Lucas: palestra orienta adolescentes a se defenderem de violência sexual

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Lucas do Rio Verde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Ministério Público se uniram na tarde de ontem (18), para lembrar o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" e orientar crianças e adolescentes das escolas como se defender de abusos e violências sexuais. De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Sidinir Bif Stechert, a prevenção é a principal arma que as famílias e, principalmente, as crianças e adolescentes têm para se defender contra os abusos sexuais. "O nosso objetivo é fazer com que esses estudantes saiam daqui pelo menos sabendo como evitar situações de risco"

Segundo a psicóloga do Creas, Flavia Giacomini, ensinar as crianças e adolescentes a se defender é o primeiro passo, porém, os pais devem estar atentos a possíveis mudanças no comportamento dos filhos, "agressividade em casa e na escola, tristeza e dificuldade de relacionamento e convívio social são os primeiros sinais de que algo pode estar acontecendo".
A psicóloga explica que a violência sexual pode causar sérios traumas e que a única solução, além de tentar evitar o abuso, é a denuncia do agressor, mesmo que este seja alguém muito próximo a família. "Quando a vítima chega a denunciar é porque o mal já vem acontecendo há algum tempo".

Segundo a promotora de Justiça, Patrícia Eleotério, existe uma rede de proteção a criança e ao adolescente formada pelos órgãos de segurança, Conselho Tutelar e centros de assistência capacitada para atuar em casos de abuso e violência sexual, porém, não há como combater o mal sem que haja a denúncia.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE