A população de Alta Floresta já começa a mostrar preocupação com o trânsito na área urbana do município. Tanto é que muitos moradores da cidade já reclamam mudanças significativas no sistema viário de Alta Floresta, além de defenderem a inclusão de ensinamento sobre trânsito na rede pública municipal e ainda o desenvolvimento de campanhas educativas e outras ações para se conscientizar condutores e pedestres sobre esse problema que se agrava a cada ano no mundo inteiro, com o crescente aumento de veículos nas ruas dos centros urbanos.
A constatação sobre a preocupação da população de Alta Floresta a respeito do trânsito no município é do presidente da Comissão do Direito do Trânsito da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Thiago França, que esteve recentemente na cidade proferindo palestra sobre o tema "Segurança no Trânsito". Realizada na Faculdade de Direito Uniflor, a palestra foi assistida por cerca de 300 pessoas – acadêmicos e professores de direito, advogados, membros da Polícia Militar e do Detran, prefeitura de Alta Floresta, entre outras.
Segundo o presidente da CDT, a palestra visou conscientizar os presentes da necessidade das pessoas se reciclarem diariamente no que diz respeito aos assuntos relativos a trânsito, legislação, bem como técnicas e mecanismos de direção, para que dessa forma "possamos construir um trânsito não só eficiente e de qualidade, mas acima de tudo seguro".