Agricultores e estudantes de Alta Floresta e região devem participar, amanhã, do encontro organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que discutirá normativas para produção orgânica na região. O objetivo é divulgar as normas e esclarecer dúvidas. A primeira palestra será voltada para os agricultores, às 8h30. Já a partir das 19h, o encontro será destinado para os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso. Em ambos, a palestrante será a coordenadora da Comissão de Produção Orgânica Estadual, Jean Keile Bif.
Agricultura orgânica é o sistema de produção que não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio-ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.
O Governo Federal instituiu normativas para a produção, que é fiscalizada pelo ministrério. Em Alta Floresta, as palestras serão dois horários no Museu de História Natural