A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso (OAB/MT) está levantando dados sobre as condições de trabalho dos profissionais da área e dos serviços prestados em todas as comarcas do Estado. A intenção é discutir com o Tribunal de Justiça (TJ) a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário estadual.
O levantamento está sendo realizado em parceria com os advogados do interior e os presidentes das subseções, que enviam ofícios à seccional apontando as principais deficiências do Poder Judiciário nas comarcas onde atuam. A entidade vem discutindo cada item apontado pelos advogados, diretamente com a presidência do TJ e Corregedoria-geral, em reuniões mensais de trabalho, marcadas para toda primeira segunda-feira do mês.
Com o intuito de mapear os problemas do Poder Judiciário e buscar soluções que resultem em melhorias para advogados e para a população, a OAB/MT nomeou uma comissão de trabalho, que começou por realizar, no último dia 29 de abril, o simpósio "Novos Rumos para o Poder Judiciário", quando foram discutidas questões éticas e estruturais que afetam o funcionamento da Justiça.