Servidores ambientais fecharam o parque nacional de Chapada dos Guimarães durante boa parte do feriado de ontem (1º de maio). Eles colocaram faixas estendidas na entrada do Véu da Noiva, cartão postal do local, expondo suas reivindicações. A manifestação é um protesto dos funcionários que estão paralisados desde o dia 07 de abril e pedem melhores condições de trabalho e valorização do plano de reestruturação da carreira.
Conforme já informou Só Notícias, uma nova reunião com membros do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes, além de sindicatos e associações dos servidores da área ambiental deve ser agendada para esta semana, em Brasília, para tratar da greve que entrou no 24º dia.
Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente para incluira gratificação por qualificação profissional, equiparação salarial com carreiras que tenham atribuições semelhantes, pedido para que os cargos comissionados sejam ocupados por servidores da área ambiental, além da mobilidade de servidores entre os órgãos ambientais federais. Também pedem transposição dos agentes administrativos para o Plano Especial de Cargos do ministério e do Ibama e são contra o projeto de lei 549/09, que congela salários dos servidores públicos por dez anos, e deverá ser votado até junho.