Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civi vistoriaram o aeroporto municipal Osvaldo Marques Dias avaliando o pedido da prefeitura para que passe de categoria 2 para 5, o que possibilita pousos de aeronaves de grande porte. A secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Alta Floresta, Célia Castro, disse que os técnicos sinalizaram que a mudança será possível porque, também, recentemente, recebeu caminhão AP2 para prevenção e combate a incêndios em aeronaves. "Já entramos em contato com a empresa (que opera com linhas aéreas diárias) para possa disponibilizar uma nova aeronave. Também vamos entrar em contato com outras empresas para que nossos usuários do transporte aéreo tenham mais opções de voo", disse. "Após esta aprovação, será necessário realizar um trabalho de manutenção constante", adiantou.
O secretário de Administração, Rodrigo Arpini, disse terem sido executadas "várias ações que foram apontadas pela agência. Conseguimos atingir os tempos mínimos estabelecidos pela ANAC e devemos receber na próxima semana os documentos oficializando esta conquista".
Quanto ao projeto de ampliação da seção contra incêndio, a ANAC solicitou algumas alterações, que serão realizadas pelo departamento de Engenharia da prefeitura. "Assim que todo este processo estiver concluído, vamos licitar a obra", garantiu Arpini.