PUBLICIDADE

Produtores querem que governo banque 88% do asfalto de Sinop a Ipiranga

PUBLICIDADE

Ajustes no projeto para pavimentar cerca de 70 km da MT-222 entre Sinop e Ipiranga do Norte estão sendo feitos para que seja apresentado ao governador Silval Barbosa, que deve estar em Sinop, dia 24. O objetivo é definir as mudanças até junho e a obra ser licitada, considerando que este é o prazo limite estipulado pelo período eleitoral.

Diante da mobilização da classe política regional, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) tem uma proposta para tornar o custo viável aos produtores que dependem da estrada, que é o corredor das propriedades rurais da região. Um dos integrantes da comissão, disse ao Só Notícias, que não há possibilidades de seguir o modelo que pavimentou 35 Km entre Sinop a Ipiranga.”O governo entrou com 50% e os produtores com a outra metade. No trecho onde faltam fazer cerca de 75Km, ficam produtores que tem pouca terra, 40, 70 hectares. Então não tem como arcar metade dos custos”, disse.

A ideia é que o governo banque 88%. A justificativa é que entre Ipiranga e Itanhangá há terras públicas, assentamentos, Santa Irene, Furnas entre outros, que juntos reúnem mais de 4 mil famílias. A maioria produz hortifruti e a rodovia seria a solução para escoar a produção, vendendo em Sinop.

A contra-partida dos produtores de 12%, não sairia do bolso. O projeto é buscar recursos no INCRA, que dispõe de um orçamento de R$ 600 mil para manutenção de estradas e o dinheiro poderia ser aplicado na construção do asfalto. Outro caminho que está sendo estudado, é buscar no chamado “imposto dos combustíveis”, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE)”, que até o fim de 2009, segundo o consórcio, tinha mais de R$ 45 bilhões para serem investidos no setor de infraestrutura terrestre.

Na agenda do governador, já está definido que ele irá percorrer o trecho até Alto do Rio Branco, onde os diretores do Consórcio estão mobilizando mais de 300 pessoas para recepcionar Silva e tentar sensibilizá-lo em assumir a obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum: um ferido em colisão entre carro e caminhonete

O acidente envolvendo um veículo VW Agile e caminhonete...

Carreta tomba na BR-163 entre Sinop e Itaúba

O acidente envolvendo uma VW Meteor Amarela ocorreu, há...
PUBLICIDADE