O Departamento Estadual de Trânsito fez capacitação no Sistema de Estatística de Acidentes de Trânsito (SEAT) para servidores públicos do município de Tangará da Serra. Segundo a coordenadora de Renaest, Sandra Rodrigues do Egito, o município será o segundo do Estado a receber o sistema, que já funciona em Sinop. “A cidade vai ter acesso a dados estatísticos completos de acidentes de trânsito processados pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito, bem como os registros lavrados, que servirão como auxílio na definição das intervenções de engenharia, fiscalização, operação e educação para o trânsito”, diz.
Segundo o superintendente de Transportes Aéreos e Viários de Tangará da Serra, Jadilson Reis, a expectativa é de que o sistema proporcione melhorias na aplicação de recursos, estudos e projetos para que possam diminuir os índices de acidentes. “Vamos usar o sistema para equacionar os problemas nos principais pontos críticos da cidade”, avalia.
O sistema, além de qualificar conhecimento de dados estatísticos gerais, vai identificar os locais de maior frequência de acidentes na malha viária urbana e os fatores circunstanciais da sua ocorrência. A iniciativa atende determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que cita a competência dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição para coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.
Os dados estatísticos de acidentes de trânsito, processados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito e os registros lavrados por essas autoridades estão sendo armazenados em um banco de dados de uma página da web, obtendo-se estatísticas científicas, sem duplicidade e garantindo conceitos comuns sobre acidentes, além de garantir agilidade na busca de outros resultados como o levantamento sobre as quantidades de acidentes sem vítimas, com vítimas e com vítimas fatais. Em Cuiabá o sistema foi implantado em 2009. O sistema informa sobre os acidentes dados como: período, data e hora, tipo de veículo, tipo de acidente, perfil dos condutores (faixa etária e sexo), além de condição do tempo e da via.