Este mês marca o início dos trabalhos do Instituto Brasileiro Geografia Estatística visando a realização do censo populacional na regional Sinop. A partir de março as ações começam de forma direcionadas, isto é, com os representantes do próprio órgão passando por treinamentos, e, posteriormente, sendo enviados à campo para levantar o número de habitantes e outros indicadores. O processo envolverá recenseadores, supervisores. Apenas em Sinop, serão 101 e 15 profissionais das respectivas áreas.
A programação do IBGE será executada de forma distinta entre os 27 municípios que compõem a regional. Por outro lado, explica o coordenador regional, Fernando Gouveia, a expectativa é que em agosto comece a coleta de dados do censo junto à população. Em algumas cidades da região, a partir do próximo dia 15, o instituto começa a contratar os supervisores aprovados no último processo seletivo. Nesta etapa serão 71 distribuídos entre Alta Floresta (8), Carlinda (3), Cláudia (4), Colíder (6), Feliz Natal (3), Guarantã do Norte (5), Juara (6),Marcelândia (3), Matupá (4), Nova Canaã do Norte (3), Paranaíta (3), Peixoto de Azevedo (5), Sinop (15), Terra nova do Norte (3).
A segunda parcela de supervisores será contratada em 12 de abril. Isto é, 27, para as cidades de Apiacás (2), Itaúba (2), Nova Bandeirantes (3), Nova Santa Helena (1), Novo Mundo (2), Novo Horizonte do Norte (2), Porto dos Gauchos (2), Santa Carmem (2), Tabaporã (3), União do Sul (2),Nova Guarita (2), Nova Monte Verde (2), Vera (2).
Especificamente em Sinop, em abril, os profissionais começam a percorrer os bairros em busca das primeiras informações referentes ao censo. O levantamento previo tem como objetivo permitir que os profissionais conheçam suas áreas de atuação. Ainda, que os dados sirvam para auxiliar os recenseadores no exercício da atividade.