PUBLICIDADE

MT discute hoje mudanças climáticas em forum

PUBLICIDADE

A secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Superintendência de Biodiversidade/Coordenadoria de Mudanças Climáticas, promove até as 18h, em Cuiabá, o Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas. Durante a reunião serão criadas e instaladas as Câmaras Temáticas de Política Estadual de Mudanças Climáticas e de Mitigação e do Grupo de Trabalho, que será responsável pelas discussões e desenho do programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) no Estado e de seu marco legal.

A reunião tem o apoio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio de seu projeto de Políticas Estaduais pelo Clima (PEClima).

O Fórum Mato-Grossense de Mudanças climáticas é o único no país no qual seus membros têm direito a voz e voto. "Trabalhamos com o Estado de Mato Grosso para a criação da política estadual de mudanças climáticas e de seu fórum. Ver o Estado avançando a esse estágio de ação é muito gratificante", afirma Florence Laloe, gerente de Projetos do ICLEI.

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – é uma associação criada em 1989, graças ao encontro de 35 líderes de governos locais do Canadá e dos EUA com cientistas atmosféricos para discutir a camada de ozônio, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e União Internacional das Autoridades Locais (IULA).

O ICLEI tem como missão construir e servir a um movimento mundial de governos locais para alcançar melhoras tangíveis na sustentabilidade global, com especial atenção às condições ambientais, através de ações cumulativas. Atualmente possui mais de 1.100 membros associados de 67 países representando mais de 300 milhões de cidadãos, mais de 230 funcionários entre os 13 escritórios, Secretariados Regionais, Centro de Treinamento Internacional e Secretariado Mundial da organização.

O projeto PEClima trabalha para a aplicação de políticas públicas estaduais e de ações de combate e adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Lançado em 2008, o PEClima conta com a participação dos Governos do Estado da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco e tem duração de dois anos. Os resultados esperados incluem a criação e/ou o fortalecimento de fóruns Estaduais sobre Mudanças Climáticas, a elaboração de políticas públicas de proteção ao clima, incluindo uma política estadual e um plano de ação de mudanças climáticas nos estados envolvidos, bem como a capacitação dos técnicos, tomadores de decisão e membros do Fórum.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE