O presidente Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Pagot, está comandando hoje a equipe de técnicos e engenheiros do Exército que saiu de Lucas do Rio Verde e inspeciona as obras de recapeamento da BR-163 de Lucas até Santa Helena. São mais de 200 km onde está sendo feito asfalto novo. As obras iniciaram ano passado e poucos trechos ainda precisam ser pavimentados. As chuvas atrasaram as obras. Entre Lucas e Sorriso as equipes trabalham em dois pontos. Semana passada, estavam sendo fechados buracos que surgiram na pavimentação feita recentemente. Entre Sorriso e Sinop também há três partes onde as obras prosseguem. Uma fica no Alto da Glória, a outra próximo ao rio Nandico e, nas proximidades da Ponte do Rio Lira, em Sorriso, estão inacabadas.
Os técnicos estarão inspecionando a qualidade do material usado, o aumento na extensão da pista – que em diversos trechos melhorou o tráfego e proporcionou maior segurança e outros procedimentos técnicos.
Em Mato Grosso, também será fiscalizada a pavimentação de aproximadamente 50 km entre Guarantã do Norte e a divisa dos dois Estados, feita pelo 9º BEC-Exército. Aproximadamente 20 quilômetros estão prontos. Os serviços foram interrompidos temporariamente devido ao período chuvoso e deverão ser retomados mediante condições favoráveis.
Os trechos da rodovia no Pará que estão sendo asfaltados para viabilizar o futuro corredor de exportações via porto em Santarém (PA) e escoar a safra agrícola, produção madeireira e outros produtos. Serão mil km fiscalizados no Pará e 431 em território mato-grossense, também serão vistoriados.