No começo do ano passado, a cidade de Rondonópolis conviveu com uma cena comum nas décadas de 80 e 90, as chamadas invasões urbanas de terrenos. No começo deste ano, o problema se repete. Ontem, o gerente do Departamento de Políticas Habitacionais de Rondonópolis, Odair José Mendes, divulgou um levantamento no mínimo preocupante. Segundo ele, são seis invasões que ocorrem atualmente na cidade. Uma delas é na região do Sítio Farias, outra no Parque São Jorge, uma outra nas proximidades do Sesi, além das invasões em local conhecido como Maria Tereza (próximo ao Jardim Morumbi) e Jardim Reis.
O diferencial destas novas invasões é que muitos terrenos que estão sendo ocupados, segundo Odair José, são de propriedade particular. Ontem, ele tinha a informação que uma área também particular poderia ser invadida a qualquer momento na região do Sítio Farias. “Ainda não sei se há motivação política por parte disso, mas o que eu sei é que estamos diante da indústria da invasão”, pontuou.
Ele explicou que no caso dos terrenos particulares os proprietários devem recorrer à Justiça para proceder a desocupação da área. “Nos terrenos da prefeitura nós não vamos admitir isso, temos os nossos programas habitacionais para atender a população”. Odair José afirmou que, no ano passado, das mais de mil famílias que chegaram a invadir e ocupar áreas, apenas 285 pessoas realmente tinham o perfil de quem necessitava dos terrenos. “Temos esse levantamento nas mãos”, completou.