PUBLICIDADE

Sinop: SAAE estuda medidas mais rígidas para eliminar “gatos”

PUBLICIDADE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto estuda adoção de medidas enérgicas para coibir o avanço do uso clandestino de água mediante os populares “gatos”, pelos quais se consegue burlar a cobrança de tarifas do consumo. No ano passado, a autarquia identificou diversos casos. “Combatemos mas o trabalho tem que continuar. É injusto você pagar sua água e o vizinho não. Precisamos ser enérgicos no combate ao desperdício”, declarou Juventino Silva, diretor da autarquia, ao Só Notícias.

Os dados do SAAES revelam que em Sinop o desperdício de água (seja pela ocorrência de gatos, uso irracional, bem como vazamento em canos da rede distribuidora) tem gerado perdas significativas. Estima-se que a cada mês sejam 240 milhões de litros desperdiçados.

O volume, conforme a autarquia, daria para abastecer boa parte da cidade. Isto porque aproximadamente 290 milhões de litros chegam mensalmente às residências atendidas pelo sistema de água tratada, nos diferentes bairros.

Juventino explica ainda haver outro fator negativo para Sinop: o déficit de aproximadamente sete mil hidrômetros para medir o consumo nas residências. A falta destes aparelhos, calcula o poder público, são responsáveis por perdas mensais na ordem de R$ 50 mil.

O SAAES é responsável pela aquisição dos hidrômetros. Para fevereiro é esperado o pregão para aquisição dos equipamentos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE